08/09/2017

Descubra onde estão as melhores faculdades de moda do mundo

Por Lucía Andrea
Designer, antropóloga e empresária de moda

A pesquisa inicial foi feita pelo site Fashionista, que entrevistou milhares de alunos de diferentes faculdades de moda e considerou como um dos fatores decisivos para listar as melhores faculdades do mundo a presença de ex-alunos que hoje são influentes no mercado de moda.
Embora esta não seja uma pesquisa propriamente científica, ela oferece um panorama bem completo de diversas faculdades espalhadas pelo mundo. Já o site Fashion Forward, por sua vez, selecionou algumas dessas instituições por considerar elas como mais interessantes para alunos brasileiros. Aproveitei o tema para adicionar, pessoalmente, mais algumas universidades de destaque.

Confira quais são as melhores faculdades de moda do mundo

ESTADOS UNIDOS

1. Parsons, New York

Ex-alunos: Donna Karan, Marc Jacobs, Alexander Wang, Jason Wu, entre outros.
Opiniões: É necessário foco para aproveitar bem o curso, e um ponto positivo são as parcerias da faculdade com grupos de moda (que possibilitam estágios) e com instituições de outros países. Um ponto negativo é a falta de conexão mais próxima entre alunos e professores, que pode ser sentida especialmente pelos alunos brasileiros.

2. Fashion Institute of Technology (FIT), New York

Ex-alunos: Calvin Klein e Michael Kors.
Opiniões: A faculdade proporciona ótimo networking e, após a graduação, 80% dos alunos conseguem emprego. É uma ótima opção para quem quer focar em business ou busca desenvolver habilidades mais técnicas.

3. Academy of Art University, San Francisco

Opiniões: A faculdade existe desde 1929 e sempre foi vanguardista em inovação e criatividade. Oferece o único MBA de Jornalismo de Moda dos EUA. Os estudantes relatam que o ritmo é bem puxado e que é necessário dedicar-se por completo.

4. Savannah College of Art and Design, Savannah e Atlanta

Opiniões: Apesar de não estar localizada nas cidades mais influentes da moda americana, como Nova York, os alunos relatam não se sentirem de forma alguma deslocados, pois a faculdade sempre leva grandes nomes da moda até eles através de atividades como o desfile organizado a cada ano. Relatam que o ritmo é puxado mas que com trabalho e dedicação é possível passar sem problemas. Trata-se de uma faculdade que recebe bem os alunos estrangeiros!

FRANÇA

5. ESMOD, Paris

Ex-alunos: Christophe Decarnin, Suzy Menkes, Alexandre Vauthier, Damir Doma, Olivier Rousteing, Thierry Mugler, Juun J e Catherine Malandrino.
Opiniões: A faculdade existe desde 1841, tornando-a uma umas mais antigas do mundo. Oferece aulas em francês e inglês e também cursos em outros países para aqueles que queiram estudar na Esmod mas não possam ir a Paris. Ao menos 90% dos alunos saem empregados. Segundo os entrevistados, o ritmo é bem rigoroso.

6. La Chambre, Paris

Ex-alunos: André Courreges, Issey Miyake, Valentino, Yves Saint Laurent, Valentino Garavani, Karl Lagerfeld.
Opiniões: Como a própria lista de ex alunos sugere, a faculdade é focada em Couture. É necessário ter frequentado outro curso de moda antes de cursar os cursos em La Chambre.

INGLATERRA

7. Central Saint Martin, Londres

Ex-alunos: Stella McCartney, John Galliano, Alexander McQueen, Phoebe Philo, Christopher Kane, Hussein Chalayan, Zac Posen, Hamish Bowles, Paul Smith, Giles Deacon, Luella Bartley e Riccardo Tisci.
Opiniões: Esta faculdade é conhecida por incentivar os alunos a criarem trabalhos originais e criativos. O foco está mais na criatividade do que no aspecto comercial da moda.,

. Royal College of Art, Londres

Ex-alunos: Philip Treacy, Erdem Moralioglu, Christopher Bailey, Ossie Clark, Zandra Rhodes.
Opiniões: Esta faculdade é conhecida por colocar seus alunos graduados em marcas como Prada, Burberry, Stella McCartney, Givenchy, Louis Vuitton, Balenciaga e Alexander McQueen.

ITÁLIA

9. Instituto Marangoni, Milão

Ex-alunos: Domenico Dolce, Alessandra Facchinetti (Tod’s), Julie de Libran (Sonia Rykiel) e Rodolfo Paglialunga (Jil Sander).
Opiniões: Como não é requerido um teste de entrada, o nível dos alunos é dos mais diversificados. A escola não facilita o acesso a estágios, mas os professores mantém uma conexão aberta com os alunos. A faculdade também possui campus em Shangai, Londres e Paris.

BÉLGICA

10. Royal Academy of Fine Arts, Antuérpia

Ex-alunos: Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Marina Yee (The Antwerp Six), Martin Margiela, Veronique Branquinho, Haider Ackermann, Peter Pilotto, Bruno Pieters.
Opiniões: A faculdade possui 350 anos de tradição e enfatiza a área criativa e vanguardista da moda em vez do lado business. O trabalho é árduo e o aluno deve saber lidar com críticas e desafios. Um dos professores é Walter Van Beirendonck, um dos ícones do grupo Antwerp Six.

CHINA, SINGAPURA, ÍNDIA E AUSTRÁLIA

11. Raffles Design Institute

Opiniões: Segundo o site Fashionista, apesar de não ser a faculdade mais popular entre os entrevistados, ela conseguiu entrar no ranking das 50 escolas mais relevantes do mundo. Por estar localizada fora dos eixos tradicionais da moda ocidental, vale a pena ela ser mencionada nesta nossa lista. Trata-se de uma opção diferente e bastante interessante para alunos que busquem, além da formação em moda, uma imersão cultural valiosíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criações - Ajustes - Confecção & Consertos

Criações - Ajustes -  Confecção & Consertos Kalibazar Atelier é o lugar certo para você que procura alguém para ajudá- lo...