25/04/2017

O desafio da baleia minimalista, topas?

Você conseguiria viver usando apenas 33 peças de roupas? è isto que propões o minimalista Alexandre Meireles.
 Alexandre Meirelles trabalha em uma das áreas do desenvolvimento pessoal que mais me desperta interesse: relacionamentos e dinâmicas sociais.
Ainda não tive a oportunidade de estudar e aprender sob o comando dele e da equipe da Social Arts, mas penso que é apenas questão de tempo até que isso aconteça.
Nas últimas semanas começamos a conversar sobre o Project 333, um desafio minimalista que convida os interessados a vestirem-se usando, no máximo, 33 itens a cada período de 3 meses.
Visando apresentar aos participantes do desafio “Ter uma vida minimalista” as experiências pessoais de alguém que seguramente já entendeu que “menos é melhor”, veremos a entrevista de  Alexandre Meirelles, que forneceu respostas ricas e insights bem interessantes sobre a filosofia e a prática diária de uma vida minimalista.
Viver com menos é realmente mais fácil do que nós imaginamos?
Com certeza, mas requer adaptação. Menos é melhor. Meu insight minimalista foi quando eu comprei um Kindle (leitor digital de ebooks) e reduzi toda minha biblioteca a menos de 300g. Agora possuo por volta de 400 livros no bolso de trás dos meus jeans.
Vivemos numa sociedade consumista, que valoriza a aquisição de bens como forma de felicidade e definição do seu valor e de quem você é. Viver com menos é viver melhor, elimina todo o excesso da sua vida e lhe permite focar realmente no que é essencial, seja no campo pessoal ou no campo profissional.
Quer começar devagar? Elimine uma coisa que não é essencial para a sua vida todo dia. No final de um ano, serão 365 itens inúteis fora de sua vida.
O que o motivou a aceitar esse desafio de minimalismo? Você possui alguma idéia de quantos itens compunham o seu guarda-roupa e o seu conjunto de acessórios antes do seu início com o Project 333?
“Quanto mais coisas você tem, mais terá com o que se preocupar.” Buda

Foto de Alexandre Meirelles
Alexandre Meirelles, sempre confrontando o status quo.

Eu sempre estou confrontando o status quo, o estado atual das coisas. Aos 28 descobri que o objetivo da vida é evoluir, contribuir para outras pessoas e, assim, tornar sua breve passagem neste mundo significativa.
Meu armário devia possuir mais de 200 itens, mas não me livrei deles de imediato. Empacotei o restante em caixas. O processo foi jogar todo conteúdo de todos meus armários e devolver apenas 33 itens para dentro. Era uma experiência para erradicar uma crença minha e ir contra todo um condicionamento social imposto.
Há quanto tempo você iniciou esse desafio e como tem sido essa experiência?
Foi uma experiência marcante. Uma prova de que eu não sou as roupas que eu visto. Você elimina o paradoxo da escolha.
“A escolha nos tornou menos livres e mais paralisados, mais insatisfeitos em vez de mais felizes. A calça que você comprou há duas semanas ainda está te fazendo feliz? O paradoxo está em que a diversidade de opções pode produzir não a liberdade, mas a paralisia.” Alexandre Meirelles
O 33 itens são uma lição: faça e aprenda na prática. Depois disso, se necessitar, traga mais alguns outros itens para sua vida, não é uma regra engessada. A experiência adquirida em possuir 33 itens vai lhe proporcionar uma estado de consciência que vai sempre julgar o que é necessário e o que é supérfluo em sua vida.
Estou neste desafio há mais de 6 meses e, confesso, não vivo com 33 itens, expandi para 40 e é disso que eu preciso.
Eu imagino que, para alguém que possua uma vida social bastante ativa, dispor de apenas 33 itens para vestir-se pode ser algo bem desafiador. Penso que manter as roupas limpas e prontas para uso quando se está fora de casa por muito tempo e por dias seguidos pode ser “logisticamente” complicado. Qual a estratégia para manter esses poucos itens (especialmente as roupas) sempre em condições de uso?
Meu trabalho exige flexibilidade da minha pessoa. Trabalho com coaching pessoal na empresa Social Arts, desenvolvendo o potencial de outros homens no ramo de relacionamentos, dinâmicas sociais e desenvolvimento pessoal ministrando treinamentos em todo o Brasil. Não há espaço para frescuras (risos).
foco realmente está em qualidade e não em quantidade.
O segredo na manutenção de roupas limpas está nas peças coringas. Jeans não sujam facilmente e dois jeans resolvem para um mês pra mim. Usar algumas roupas que não necessitem passar e sequem rápido, as quais podem ser lavadas numa lavanderia de hotel, numa pia ou mesmo no box na hora do banho, como camisetas de dry-fit, camisas que fiquem bem amassadas, cuecas, meias etc.
Há também de se usar o bom senso. Há pessoas que vestem uma roupa, vão até a esquina, voltam e colocam determinada peça para lavar. Coloque para lavar suas roupas quando realmente estiverem sujas, assim você também contribui para o meio ambiente economizando água. Hotéis já aderiram a esta conscientização sugerindo que os hóspedes reutilizem as toalhas em suas estadias.
Quais os itens escolhidos e qual o raciocínio por trás do processo de escolha?
Jeans estonados e camisas xadrezas são minhas marcas pessoais, porém, a cada ano substituo tais peças, doando as antigas.
O projeto 333 consiste em usar somente 33 peças de roupas, calçados e acessórios por 3 meses. Roupas íntimas, roupas para fazer atividade física e roupa de dormir/ficar em casa não contam.
A ideia por trás do projeto 333 é realmente ter um armário mais minimalista/simples e uma vida menos focada em acumular ou se preocupar tanto com coisas (neste caso, roupas). Como o que eu venho tentando fazer é simplificar, minimalizar e apreciar mais a minha vida, nada me parece mais adequado que simplificar também a forma com que me visto e criar o hábito de comprar e possuir menos itens.
Eis minha lista de 33 itens:
  • (3) Vestimenta Social – calça, blazer e cinto
  • (3) Jeans
  • (6) Camisetas
  • (5) Camisas trabalho
  • (4) Camisas balada
  • (2) Bermudas
  • (1) Óculos escuros
  • (3) Calçados – 1 sapato e 2 tênis
  • (1) Cinto marrom
  • (2) Relógio de pulso e Anel
  • (3) Casacos – Jaqueta couro e 2 tactel)

Os 33 itens do guarda-roupa minimalista do Alexandre sobre a cama.
Os 33 itens do guarda-roupa minimalista do Alexandre.

Quais as últimas considerações para os leitores do Mude.nu interessados em viver uma vida mais minimalista?
Eu sempre me pego, de tempos em tempos, me questionando: do que eu realmente preciso neste século XXI? Minha carteira, um smartphone, um notebook, algumas roupas… e de experiências significativas!
Minimalismo não é só sobre os itens que você possui, é todo um estilo de vida que se expande para ter melhores relacionamentos, melhores atividades, melhores opções etc. Enfim, melhores escolhas.
“Foque a sua vida em ‘ser’, ‘fazer’ e ‘compartilhar’. Depois de um certo grau evolutivo, o ‘ter’ se torna efêmero. Acredite em mim…” Alexandre Meirelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criações - Ajustes - Confecção & Consertos

Criações - Ajustes -  Confecção & Consertos Kalibazar Atelier é o lugar certo para você que procura alguém para ajudá- lo...